Aguarde...

Programa GREEN IT: Uma solução sustentável e ambiciosa para o futuro UPQ

A empresa Furukawa lançou recentemente o cabo Giga Lan MaxGreen, onde a nova proposta era ter um cabo de rede com um excelente desempenho, livre de materiais nocivos ao meio ambiente e que fosse manufaturado com compostos sustentáveis.

A proposta deu certo, e o cabo não só é um dos melhores do mercado, como também pode alavancar uma profunda e interessante inovação no mercado de tecnologia, onde há um forte impulso na adoção de novas abordagens inteligentes.

Desta vez, estamos falando da adoção de um programa que pode ajudar consideravelmente a solucionar dois dos maiores problemas do mundo: o efeito estufa e a poluição ambiental.

 

Para saber mais sobre este programa e quais são as suas metas para o futuro próximo, continue lendo!

 

O avanço em direção aos recursos renováveis

Como você já deve saber, o cabo GigaLan Max Green é o primeiro cabo do mundo a utilizar o polietileno verde, um composto que é desenvolvido a partir da cana-de-açúcar.

Essa alteração na matéria prima na fabricação do cabo garante que no final da vida útil deste produto ele seja completamente reaproveitável, não causando nenhum malefício ao meio ambiente com a liberação de halogênios na sua queima (vamos explicar porquê um cabo é queimado logo a seguir), e sendo completamente reciclável para o reaproveitamento de sua matéria.

Junto com o cabo, a Furukawa está desenvolvendo o programa GREEN IT, que visa aproveitar todos os benefícios deste cabo para ampliar uma adoção em larga escala de produtos sustentáveis na indústria da tecnologia da informação.

Em um estudo realizado pela empresa, as consequências ambientais dos produtos que estão sendo atualmente utilizados no mercado são catastróficas para a saúde da sociedade e também são catastróficos para a manutenção do meio ambiente.

 

As únicas duas alternativas no fim da vida útil de um cabo de rede

Seja qual for o cabo de rede, no fim da sua vida útil ele só possui duas alternativas: ser queimado em um ferro velho ou se tornar “lixo comum” em um aterro sanitário (o que nem sempre acontece).

Quanto um cabo de rede tradicional é queimado ele libera na atmosfera uma quantidade exacerbada de compostos químicos nocivos para a saúde e para o meio ambiente. Citando algum desses compostos, nós temos o Cromo e o Dióxido de Carbono que são comprovadamente substâncias que podem causar o câncer e outras enfermidades.

Esses compostos são liberados porque um cabo comum possui em sua composição o PVC, que é reconhecidamente um produto pouco amigável ao ambiente. Ele não é biodegradável, todavia, ainda é possível realizar sua reciclagem em algumas ocasiões.

Porém, com a falta de educação acerca da importância da preservação ambiental, toneladas de cabos e outros produtos que apresentam alta toxicidade são incinerados diariamente.

 

O programa GREEN IT como um incentivo e solução para o tratamento de materiais não-renováveis

Agora falando ativamente da solução prática da Furukawa, o programa GREEN IT consiste no incentivo através de uma bonificação para as empresas que retornarem cabos de rede, cabos de eletricidade e cabos de telefone que tiverem em sua composição o PVC e os materiais não-renováveis.

O valor da bonificação é de acordo com o quilo do material que está sendo descartado. De acordo com o material publicitário da empresa, o valor do quilo fica em cerca de 5,60 reais.

Bolsas reutilizáveis com capacidade de até 25 quilos de capacidade devem ser utilizadas para que a premissa da sustentabilidade seja mantida.

Ainda há o incentivo por parte da empresa na troca dos cabos tradicionais para os cabos com polietileno verde, o que garantiria o próximo passo na normatização de produtos renováveis e de alto desempenho que a indústria precisa.

A empresa que realizar o procedimento de reciclagem com a Furukawa receberá um certificado informando que a companhia está ativamente contribuindo para um mundo melhor com as suas políticas de reciclagem dos produtos utilizados.

Dessa forma, todos os passos para um mundo mais responsável com as questões ambientais estariam sendo tomados, fazendo com que a busca por produtos com a política “verde” acabem se tornando a norma e não a exceção, como visualizamos hoje.

Importante ressaltar que o frete da retirada dos cabos sucateados e o frete da remessa de novos cabos fica por conta da Furukawa. Para questões contábeis e outras questões de logística, é recomendado o contato com a companhia criadora do programa.

 

 

master

Desenvolvido por: AlexSacchiDesign